top of page
Álvaro Capute

Como será a reforma tributaria?

A reforma tributária promovida com a aprovação da EC nº 132 tem por objetivo racionalizar o sistema de tributação sobre bens e serviços no âmbito Municipal, Estadual e Federal, com a criação do IBS - Imposto Sobre Bens e Serviços e CBS - Contribuição Sobre Bens e Serviços.



Dr. Renato Barros


A expetativa é que com a unificação dos impostos cobrados no Brasil o sistema fique mais transparente, evitando a sobreposição de tributo em cada fase da cadeia produtiva, o que deverá impulsionar a economia do país.

 

A reforma tende à ser implementada definitivamente em 2033, prazo em que acaba o processo de transição do antigo regime para o atual, contudo, cerca de 71 dispositivos precisam ser regulamentados pelo Congresso Nacional antes de efetivamente iniciar sua aplicação.

 

Como está a reforma tributária?

 

Atualmente aguardando regulamentação pelo Congresso Nacional.

 

O que é reforma tributária?

 

É a modificação da sistemática de tributação sobre bens e serviços, permitindo maior racionalidade e transparência do sistema, permitindo que em cada fase da cadeia produtiva haja a incidência do tributo apenas sobre o valor agregado naquela etapa da produção.

 

Qual a importância da reforma tributária?

 

Clareza na sistemática de incidência tributária, unificação de impostos e fim da guerra fiscal entre Estados.

 

Quando reforma tributária entra em vigor?

 

Em 2026, inicia a cobrança do CBS - Contribuição Sobre Bens e Serviços com alíquota de 0,9% e do IBS - Impostos Sobre Bens e Serviços, com alíquota de 0,01%.

Em 2027, previsto o fim do PIS/COFINS e cobrança integral do CBS. Fim do Imposto Sobre Produtos Industrializados - IPI, exceto os resultantes de incentivo fiscal (Zona Franca de Manaus). Inicio da cobrança do IS.

Em 2029, inicia a redução do ICMS e do ISS, que gradativamente será extinto até 2032, para que em 2033 o IBS passe a funcionar em sua alíquota cheia.




Comments


bottom of page